Sob o ponto de vista de organização e do fortalecimento do sistema cooperativo de crédito brasileiro, o Sistema SICOOB tornou-se mais completo após a criação da Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito do Sicoob – Sicoob Confederação.

A instituição tem personalidade jurídica própria e foi constituída pelas cooperativas centrais do sistema.

O SICOOB Confederação surgiu com a finalidade de prestar serviços de representação, supervisão, padronização de procedimentos operacionais, implantação de sistema de controle interno e de informações gerenciais, capacitação, coordenação do uso da marca SICOOB, apoio ao planejamento estratégico das cooperativas centrais de crédito, assessoria jurídica e de gestão operacional do Fundo Garantidor do SICOOB (FGS).

A confederação atua junto às cooperativas centrais de crédito, no sentido de estabelecer diretrizes de atuação sistêmica, com vistas à organização e estruturação do Sistema Sicoob. Têm por meta fazer cumprir a visão do Sistema SICOOB de “Ser reconhecido como a principal instituição financeira propulsora do desenvolvimento econômico e social dos associados”.

A representação das cooperativas do SICOOB é exercida também em parceria com os demais sistemas cooperativos, por intermédio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), na busca do aperfeiçoamento da regulamentação que disciplina o segmento. Em sintonia, os órgãos cooperativos ampliam o campo de atuação, fazendo esforço adicional em benefício de todos.