O Débito Direto Autorizado (DDA) é uma inovação que tornará os serviços bancários ainda mais eficientes.

Pelo novo sistema, os cooperados previamente cadastrados nesta modalidade podem acessar de forma eletrônica (internet e caixa eletrônico) suas contas a pagar, antes remetidas em forma de boletos de cobrança (títulos), como por exemplo: condomínios, parcelas de seguro saúde, mensalidades escolares, etc.

Ao contrário das contas de água, luz, telefone, etc., o débito não será automático, pois é você quem decide quando e como vai pagar, assim como faria com os boletos impressos, o DDA é apenas um processo que registra a obrigação de pagamento de forma eletrônica, sem a utilização do formulário em papel.

No início não serão aceitos contas de tributos e serviços públicos. No entanto, somente a redução da emissão de papéis em torno de 40% do volume atual, gerará uma economia de 350 mil árvores, 1 bilhão de litros de água e 46 milhões de kW/hora.

É MUITO MAIS RÁPIDO !

O Boleto será eletrônico e você poderá efetuar o pagamento onde estiver através do SICOOB Net e terminais de Auto-Atendimento (ATM), sem filas.

É MUITO MAIS SEGURO !

O recebimento dos boletos será realizado por meios eletrônicos e o pagamento será realizado mediante sua autorização através de cadastro específico presente nos terminais de auto-atendimento. Não haverá extravio de boletos evitando assim atrasos nos pagamentos.

É ECOLOGICAMENTE CORRETO !

Boletos eletrônicos, que a partir de agora chamaremos de registros eletrônicos, dispensam impressão em papel e esta ação evita desmatamentos e consumo de energia elétrica.


DÚVIDAS FREQUENTES

Como é feito o cadastramento do Sacado Eletrônico ?
Você poderá fazer o seu cadastramento através do SICOOB Net, Caixa Eletrônico ou o caixa da sua Cooperativa.

Poderei aderir ao DDA por meio de qual tipo de conta ?
Você poderá aderir ao DDA somente por meio de conta corrente.

Quais registros serão cobrados no DDA ?
Todos os boletos de cobranças registrados desde que o sacado do título tenha feito adesão como sacado eletrônico. Tributos e contas de serviço público não serão disponibilizadas no início.

Poderei visualizar registros de cobrança de outro sacado cujos pagamentos estão sob minha responsabilidade ? Como por exemplo: mensalidade da faculdade de um filho, plano de saúde dos pais, etc.
A visualização desses boletos será possível mediante autorização dos sacados originais (filho, pai).

Se eu aderir ao DDA o registro será debitado automaticamente ?
Não, é você quem decide a forma de pagamento do registro. O DDA apenas apresenta o boleto de cobrança eletronicamente.

Qual a diferença entre o DDA e o débito automático ?
O DDA é a apresentação eletrônica do registro. O débito automático é uma autorização permanente de liquidação de obrigações, principalmente aquelas relacionadas ao pagamento das contas de concessionárias de serviços  água, luz, telefone e gás  previamente contratado e debitado na sua conta na data de vencimento.

Em que casos receberei boletos em papel, mesmo tendo sido cadastrado como Sacado Eletrônico ?
• Se o cedente (cobrador) também postar o boleto para o sacado (quem paga) além de ter inserido o registro no DDA;
• Se o cedente (cobrador) não faz uso da cobrança registrada;
• Caso a conta seja referente a arrecadação de tributos ou concessionária de serviços públicos, e neste caso, o pagamento será realizado nos meios convencionais.

O que devo fazer se receber o mesmo boleto impresso e eletrônico ?
Basta o sacado eletrônico (pagador) ignorar o boleto impresso e pagar o eletrônico, pois a mesma não foi duplicada e a liquidação da dívida ocorrerá da mesma forma.

O que pode acontecer se eu não pagar o registro eletrônico ?
O não pagamento de um registro eletrônico sujeita o sacado às mesmas sanções existentes no processo de liquidação de boletos de cobrança (multas, atualizações monetárias, protesto etc.)

Caso não esteja de acordo com as informações apresentadas eletronicamente, a quem devo recorrer ?
Você deve recorrer ao cobrador (cedente) da dívida, pois é dele a responsabilidade sobre as informações do boleto, seja eletrônico ou em papel.

Como devo proceder se o cobrador (cedente) conceder um desconto ou prazo maior para pagamento ?
Neste caso caberá à ele (cedente) proceder as alterações no DDA, de maneira que o novo registro contemple a nova negociação.